21 DE ABRIL – 4º DOMINGO DA PÁSCOA
O BOM PASTOR: QUEM AMA, CUIDA
Jesus se apresenta como o Bom Pastor. Ser bom pastor é cuidar. Jesus é aquele que melhor cuida de nós. Ele não está interessado em nos explorar. Seu único interesse é nos oferecer uma vida nova, vida em abundância, ou seja, marcada pelo amor e pelo perdão. É essa a mensagem que ouvimos do Bom Pastor, sua voz só nos fala de amor. Trata-se de amor exigente, é verdade, mas suas exigências são para nosso bem. A voz do Bom Pastor nos leva ao que há de melhor: águas refrescantes e pastagens verdejantes. Até que cheguemos aí, porém, é preciso seguir o caminho indicado por ele, não perder tempo nem se deixar enganar por outras vozes, que podem nos confundir e nos afastar do caminho da verdade e da vida.
Há vozes que, pretensamente em nome de Deus, anunciam facilidades, prometem uma jornada sem qualquer esforço ou sacrifício. Essa voz não é a do Bom Pastor, é enganadora. Jesus nos diz claramente que, para seguir seu caminho, é preciso tomar a cruz. É preciso esforço, luta, dedicação. Pode mesmo acontecer que, nesse caminho, nossas forças se esgotem e sejamos tentados a desistir ou cair em desespero. Mas, se isso ocorrer, devemos nos lembrar que quem nos conduz não é um carrasco nem um explorador interesseiro, e sim o Bom Pastor que dá sua vida por nós. Assim, sua voz não nos desanima, mas nos diz: “Força, coragem, não desista”! É a voz de quem cuida com amor, carrega nos braços quando necessário, não para nos mimar ou enganar, mas para o nosso bem, o nosso crescimento – que não se dá sem luta e dedicação. Por isso, a voz do Bom Pastor, além de suave, é firme, de modo que nos faz perceber se estamos no caminho certo ou se erramos. Ela nos consola quando precisamos de consolação, e nos critica e nos repreende se precisamos ser criticados e repreendidos. A preocupação do Bom Pastor não é nos bajular ou agradar momentaneamente, mas nos dar a vida eterna.
As palavras de Jesus nos trazem vida porque ele nos conhece. Sabe quem somos, conhece nossas necessidades mais importantes. Por isso, podemos confiar em sua voz e seguir seus passos. Estamos seguindo o Bom Pastor quando também nos tornamos pastores, ou seja, quando procuramos cuidar das outras pessoas assim como Deus cuida de nós, quando sabemos ser amigos verdadeiros, solidários com nosso próximo. Tenhamos fé e peçamos: Ó Jesus, Bom Pastor, cuida de nós e nos ajuda a cuidar bem uns dos outros! Amém.
Claudiano Avelino dos Santos, ssp
Nenhum comentário :
Postar um comentário